24 de março de 2020

LIMPEZA E HIGIENE NO COMBATE AO CORONAVIRUS

Limpeza e Higiene no Combate ao Coronavirus

QUANDO A HIGIENE É MAIS IMPORTANTE

O novo Coronavírus, também conhecido como SARS-CoV-2, está se espalhando pelo mundo. A principal via de transmissão de pessoa para pessoa parece ser a infecção por gotículas. Com medidas simples de higiene, cada um de nós pode se proteger e ajudar outras pessoas a fazerem o mesmo, esta doença pode ser fatal e devemos impedir assim sua rápida disseminação. Este tópico especial é dedicado aos métodos mais eficazes de proteção.

De onde vem o Coronavírus?

Em 11 de março de 2020, o COVID-19 foi declarado uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A doença é causada pelo coronavírus SARS-CoV-2. Ao contrário de uma epidemia, a ocorrência de uma doença infecciosa em uma pandemia não é localizada e pode se espalhar por todo o mundo, como pode ser observado atualmente. Uma infecção pelo vírus corona se manifesta através de sintomas semelhantes aos de uma gripe, como tosse, febre, rinite e fadiga. Problemas respiratórios, dores de cabeça, náusea, diarréia, dor no corpo e calafrios também são possíveis. O curso da doença é individualmente diferente e varia muito. Progressões sem sintomas são possíveis, bem como pneumonia grave com insuficiência pulmonar e morte. Os pesquisadores assumem que o patógeno corona SARS-CoV-2 foi transmitido de um animal selvagem para um ser humano em um mercado de alimentos na cidade chinesa de Wuhan (província de Hubei). No entanto, qual animal originalmente carregava o vírus ainda não foi esclarecido. Atualmente, supõe-se que o patógeno tenha sido transmitido pela primeira vez de morcegos para outros animais antes de se espalhar para os seres humanos - presumivelmente pela ingestão de um animal que servia como hospedeiro intermediário do patógeno SARS-CoV-2 e oferecido para venda no mercado.



Gatilhos de doenças infecciosas

As doenças infecciosas podem ser causadas por vários patógenos, incluindo vírus, bactérias ou fungos.

Vírus

Vírus como o corona SARS-CoV-2 não são visíveis a olho nu e têm apenas 20 a 300 nanômetros de tamanho. Eles invadem células de pessoas, plantas ou animais em geral e usam essas células vivas como hospedeiras. Mesmo quando expostas ao ar, às vezes podem sobreviver por um período muito longo e permanecer contagiosas. No entanto, uma nova célula hospedeira é necessária para a sobrevivência a longo prazo, se não a encontram, cedo ou tarde os vírus morrem.

Nem todos os vírus causam doenças. Nosso sistema imunológico geralmente reage rapidamente e luta contra os invasores. Os vírus começam a se multiplicar no corpo assim que a infecção ocorre. As drogas são de ajuda limitada contra vírus e os antibióticos têm demonstrado ser ineficazes contra algumas doenças virais. Existem medicamentos antivirais que ajudam apenas contra certos tipos de vírus. Como os vírus podem mudar (vírus influenza, por exemplo), eles são capazes de superar as defesas do corpo com mais facilidade. Uma pessoa só se torna imune quando seu corpo lida com o patógeno. No entanto, mesmo após a superação da doença, a imunidade nem sempre é garantida. Os vírus não têm seu próprio metabolismo.

Bactérias

Comparadas aos vírus, as bactérias são muitas vezes maiores. Eles têm cerca de 0,1 a 700 micrômetros de tamanho, são organismos unicelulares, auto-suficientes, com seu próprio material genético e metabolismo. As bactérias estão por toda parte - no ar, na água, nos alimentos, etc. Assim como os vírus, as bactérias podem sobreviver por longos períodos de tempo, muitas vezes semanas ou até meses, no meio ambiente ou no próprio corpo. Eles são muito adaptáveis e podem se multiplicar sob várias condições. Apenas um por cento de todas as bactérias causa doenças em seres humanos. Muitas vezes, as bactérias são importantes para a saúde. Por exemplo, eles vivem no intestino humano, na pele ou na cavidade oral. Quem deseja eliminar as bactérias pode usar altas temperaturas (por exemplo, na forma de vapor de água durante a limpeza) ou substâncias químicas como álcool, aldeídos ou cloro. No corpo humano, antibióticos são freqüentemente usados como parte de um tratamento, as bactérias são impedidas de se multiplicar ou mesmo destruídas diretamente.

Fungos

Os fungos ocorrem naturalmente no corpo ou na pele humana e existem apenas alguns tipos que nos causam doenças. Fungos gostam de lugares úmidos: em banheiros, nichos, em paredes úmidas ou em vasos de flores, por exemplo. Alimentos como pão, batata ou farinha também podem ser um terreno fértil para eles. Também podem ser encontrados em estofados e roupas de cama. Existem fungos em nossa flora natural da pele se alimentando de partículas de tecido morto e só penetram no corpo humano se a barreira natural da pele estiver danificada ou o sistema imunológico enfraquecido. As doenças causadas por fungos são chamadas de micoses e principalmente pele, unhas ou mucosas são afetadas. Raramente os órgãos internos, como os pulmões, são afetados por fungos, mas se isso acontecer, eles podem causar grandes danos.



Como o Coronavírus SARS-CoV-2 é transmitido?

Infecção por gotículas:

De acordo com o conhecimento atual, o patógeno Coronavírus SARS-CoV-2 é transmitido principalmente pela chamada infecção por gotículas. Isso envolve pessoas que tossem ou espirram e distribuem os patógenos no ar. Outras pessoas inalam esses patógenos e, na pior das hipóteses, também são infectadas por eles.

Infecção indireta:

A transmissão indireta do vírus também é possível. As pessoas que já tossiram ou espirraram em suas mãos tocam em objetos como maçanetas, telefones celulares ou encostos de cadeiras. Os vírus permanecem na superfície e atingem pessoas saudáveis a partir daí.

Infecção por contato:

A infecção por contato também é uma forma de disseminação de doenças virais. Por exemplo, até os menores vestígios residuais contaminados de fezes humanas podem alcançar uma pessoa saudável através de mãos sujas. A infecção também é possível se o patógeno entrar no corpo diretamente através das membranas mucosas dos olhos, garganta e nariz ou vias aéreas superiores, como por exemplo, através de um beijo. Ainda não foi esclarecido se o SARS-CoV-2 se espalha através de uma infecção por contato, uma das medidas mais eficazes para prevenir a infecção é lavar bem as mãos com sabão comum.



Como se proteger da infecção?

Como atualmente não existe vacina contra o Coronavírus, é muito importante seguir medidas simples de higiene - tanto em ambientes particulares quanto em higiene pessoal, bem como em espaços públicos.

Higiene pessoal

- Não passe as mãos no rosto sem lavá-las antes.
- Lave bem as mãos com sabão regularmente e use desinfetante de vez em quando quando viajar.
- Use máscara se estiver doente - verifique se está ajustada corretamente.
- Use lenços descartáveis e coloque-os em uma lixeira com tampa.
- Evite o contato com pessoas doentes.

Recomendações de comprotamento em casa

- Observe a etiqueta: ao tossir ou espirrar, mantenha pelo menos um metro de distância de outras pessoas e faça isso na dobra do braço.
- Fique em casa se ocorrerem sintomas respiratórios ou sinais de doença semelhantes aos da gripe.
- É imperativo garantir a separação espacial se as pessoas nas proximidades estiverem doentes.
- Ventile as salas regularmente e use um purificador de ar.
- Use instalações de escritório em casa e evite viagens de negócios.
- Evite o contato principalmente com pessoas mais velhas ou com doenças crônicas.

Recomendações de comportamento em público

- É melhor manter uma distância de 2 a 2,5 metros de outras pessoas, especialmente aquelas que estão doentes.
- Sem apertos de mão e abraços.
- Observe a etiqueta: ao tossir ou espirrar, mantenha pelo menos um metro de distância de outras pessoas e faça isso na dobra do braço.
- Desinfete regularmente superfícies como volante de carro, maçanetas, telefones celulares, etc.
- Abster-se de feriados particulares.
- Evite usar o transporte público, se possível.
- Não participe de nenhum evento importante.
- Não faça compras nos horários de pico, use serviços de coleta e entrega.

Limpeza e Higiene no Combate ao Coronavirus



Por que as medidas de higiene são tão importantes nos tempos da Coronavírus

Em um ambiente limpo regularmente o risco de transmissão de patógenos é minimizado consideravelmente. As superfícies não são mais um terreno fértil para germes, bactérias ou vírus. Mesmo em locais de difícil acesso, os patógenos são eliminados completamente.

O PODER DO VAPOR NA PREVENÇÃO

As limpadoras a vapor não só removem a sujeira incrustada, como também são muito eficazes contra vírus e bactérias. Os equipamentos podem ser usados em praticamente qualquer lugar da casa e são adequados, entre outras coisas, para a limpeza higiênica de maçanetas, puxadores, torneiras, acessórios e superfícies em geral. Com a máquina de limpeza a vapor SC 2500 da Kärcher, você limpa todas as superfícies da casa de forma completa, higiênica e amiga do meio ambiente - pois requer um gasto mínimo de água, não é necessário o uso de agentes químicos e ainda assim obtem-se uma limpeza eficiente. Oferecendo uma limpeza sem esforço, a limpadora a vapor da Kärcher conta ainda com uma extensa gama de acessórios, que permite substituir vários produtos de limpeza convencionais - de agentes químicos a esfregões manuais.

Higienização de piso com vapor

Higienização de pisos

A limpadora a vapor da Kärcher garante máxima limpeza em pisos diversos, como laminados, porcelanatos, cerâmicos, PVCs e praticamente qualquer outro tipo de piso - e tudo isso sem resíduos químicos.

Higienização de cozinha com vapor

Higienização da cozinha

Higienize tudo com o vapor! Torneiras, puxadores, suportes, pias, microondas, fogões, exaustores, fornos, bebedouros, azulejos, vidros e superfícies sintéticas, a limpadora SC 2500 deixa a cozinha higienizada - e segura de ameaças à saúde.

Higienização de banheiro com vapor

Higienização de banheiros

Limpeza absolutamente higiênica, a limpadora a vapor SC 2500 limpa com segurança boxes, maçanetas, torneiras, azulejos, vasos, banheiras, vidros e espelhos, janelas, suportes e diversas outras superfícies.



Higienize tudo com a extensa gama de acessórios

A limpadora a vapor Kärcher conta com uma extensa linha de acessórios*, o que abre uma infinidade de possibilidades de aplicações de limpeza higiênica em toda superfície.

* Confira abaixo os acessórios inclusos em cada versão do equipamento.

acessórios limpadora a vapor

Bocal menor com escova

acessórios limpadora a vapor

Escovinhas redondas

acessórios limpadora a vapor

Bocal higienizador de têxteis


COMPARATIVO DAS NOSSAS VERSÕES

Comparativo das Versões SC 2500 Karcher

Para adquirir a versão Basic, clique aqui. Para adquirir a versão Full, clique aqui.

LIMPEZA A VAPOR DE VEÍCULO

Higienização interna do veículo

Além de auxiliar na higienização de sua casa, a limpadora a vapor SC 2.500 da Kärcher também pode ser utilizada na limpeza interna de seu veículo, proporcionando uma atmosfera segura e higienizada. Além disso, proporciona uma limpeza completa sem danificar a pintura, com eficiência, praticidade e economia de água.

Com a SC 2500, 5 litros de água equivale a até 3 horas de trabalho sem interrupções. É a única da categoria com vapor contínuo feita para você limpar mais, por muito tempo, sem a necessidade de interromper o uso para reabastecer.

Confira o equipamento em teste no vídeo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário